Importante dizer que embora a nossa vila seja a primeira sendo construída no Brasil, existem outras vilas espalhadas pelo mundo, como a de Ribe (Dinamarca) a de Hedeby (Alemanha) e a Gundvagen (Noruega).
Assim como é nosso caso, essas vilas são administradas por reenactors, ou como chamamos aqui, recriadores, pessoas dedicadas ao estudo, recriação e prática de atividades com embasamento histórico em determinado período.
O reenactment é uma prática muito antiga, existindo ainda hoje recriadores de diversos períodos históricos, não apenas vikings e eslavos, como também recriadores romanos, celtas, soldados da primeira e segunda guerra, etc. No Brasil existem grupos de recriadores da era viking ha mais de 10 anos, pessoas dedicadas que fazem parte do nosso projeto, ajudando nas atividades rotineiras, construções e dando suporte durante nossos encontros abertos para o público (oficinas, palestras, workshops, treinamentos, vivências e eventos) e também durante encontros fechados (aniversários, casamentos e excursões).
Com a pratica da recriação histórica, é inevitável desejar um lugar para se recriar muito mais do que vestimentas, acessórios, armas e outros itens baseados em achados e estudos arqueológicos, logo, assim como muitos recriadores na Europa, também iniciamos a construção da nossa vila em 2018, escolhendo a cidade de Juquitiba – São Paulo para esse feito.
A Vila Viking Brasil tem como maior foco funcionar como museu vivo e está em constante crescimento. Por enquanto vamos abrir apenas em datas específicas, previamente divulgadas pelo facebook, instagram e nosso site, onde passaremos todas as informações a respeito do encontro.
Um dos maiores objetivos desse projeto é trazer uma imersão completa aos visitantes, não apenas festejarmos juntos, mas principalmente mostrar como seria a vida dentro de um assentamento da era viking, abordando diversos aspectos desde a alimentação, feitos históricos, mitologia, costumes, vestimentas, treinamento para a batalha, artesanato, carpintaria, etc.
Procuramos construir tudo o mais fiel possível, coisa que acaba levando mais tempo para a conclusão do espaço.
Esperamos que gostem de acompanhar todo o processo dessa primeira fase, e muito em breve, possam vir conhecer o espaço pessoalmente.
Jarl
sócio